É o principal exame para rastreamento e investigação na suspeita de câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.
A clínica dispõe de protetores de tireoide, mas seu uso não é recomendado durante a realização do exame de mamografia. Segundo a Comissão Nacional de Mamografia, o uso do protetor pode interferir no posicionamento da mama e gerar uma sobreposição, prejudicando a qualidade da imagem e o diagnóstico médico.
Muitos destes cosméticos contém micropartículas que são sensíveis aos raios-X, aparecendo nos filmes e simulando microcalcificações, um dos sinais do câncer de mama.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade. Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama em parentes próximos antes dos 50 anos de idade, ou câncer de mama bilateral, ou ainda câncer de ovário devem iniciar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.
A Medscanlagos possui salas de exames equipadas com o que há de mais moderno para diagnóstico por imagem.